sexta-feira, 26 de abril de 2013

O papel do arquiteto


É comum pensar que a função do arquiteto está ligada somente à questão estética. GRAVE ERRO, pois o arquiteto idealiza sonhos, além de facilitar e fazer com que as coisas fluam de maneira mais eficaz durante a obra.
A arquitetura percebida como uma “arte humana” busca os desejos e necessidades de quem pretende erguer seu edifício. Desse modo, os espaços podem ser sentidos e interagem com as características pessoais do proprietário, fazendo com que a edificação tenha a “cara” do cliente e seja o seu sonho realizado.


Para isso, faz uma análise das pessoas que ocuparão aquele espaço, para que o resultado do projeto seja uma relação entre o homem e o espaço em que ele está inserido. Depois de feita a análise, monta-se o programa de necessidades, o qual é composto pela necessidade que os usuários do espaço têm.
O arquiteto, ao contrário do que muitos pensam, está apto para coordenar todas as etapas da obra, desde o projeto arquitetônico, hidráulico, elétrico, até a conclusão da obra. Isso porque sua formação é muito ampla, tendo durante o curso matérias como história, arte, cálculos e outras que permitem ao profissional ter uma visão tanto humana quanto técnica da construção.


Segundo Lucio Costa, autor do projeto de Brasília, arquitetura é “construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário