sexta-feira, 11 de maio de 2012

FLORES NA DECORAÇÃO


Domingo agora é o dia de alguém muito especial para nós. É o dia das mães!!!
Que tal tornar esse dia mais colorido, perfumado e alegre, dando-lhe flores??? Tenho certeza que ela vai amar, e  além disso para deixar os ambientes mais alegres e harmonioso devemos apostar em elementos naturais, que além de deixar o espaço mais bonito e delicado, traz uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
Por isso hoje darei dicas de como decorar os ambientes da sua casa com muitas flores!!!!


Coloridas, em degradê, de uma só cor, aproveitando o verde das folhagens ou não, as flores sempre serão uma ótima opção para compor a decoração dos ambientes.
O primeiro passo é escolher as flores, com cores, texturas e formatos diferentes, mas que combinem com o ambiente onde elas serão colocadas.O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de flores e em tom sobre tom, para não deixar o ambiente carregado e é super importante que a escolha das cores das flores esteja em harmonia com as cores da casa.
O legal é montar vários buquês onde possamos espalhar pela casa em vários ambientes, ao invés de termos apenas um vaso.
Para elas se adaptarem ao local, é preciso colocar os vasos e arranjos em locais arejados e que recebem, iluminação natural.
Elas podem ficar em pequenos arranjos, em mesas, cantoneiras, aparadores, prateleiras, nichos , janelas ou até em vasos maiores no chão.



Se você gosta de deixar a casa colorida coloque flores de cores contrastantes como o vermelho, pink, laranja e amarelo em ambientes com cores neutras, mas cuidado para não carregar muito no volume de flores senão o ambiente fica muito carregado.


Em ambientes onde a decoração já é carregada, aposte em flores com cores neutras e suaves, combinando com um vaso transparente sem detalhes.


Para ambientes que precisam de mais cor, aposte em flores coloridas ou até em vasos mais detalhados.


Uma sugestão criativa para decorar a casa usando flores, é usar garrafas de vidro em formatos e tamanhos diferentes, ela cai bem em qualquer espaço.


Para a decoração com flores em hall de entrada e embaixo de escadas, aposte em flores e plantas de grande porte em vasos. Além do espaço ficar chic ficará com uma decoração leve e aconchegante.


Ai está uma idéia diferente para vocês, nesse caso o arquiteto criou um jardim vertical na parede da sala de estar e colocou orquídeas, que para mim é a flor mais linda que existe.


Se você não tem muito tempo para cuidar das flores, opte pelos tipos tropicais, por causa da maior durabilidade. Orquídeas, Copo de Leite e Bromélia são alguns exemplos.

Quando for comprar flores, prefira as que ainda estão fechadas. Se só tiver flores abertas, escolha a de menor caule. Manchas em folhas ou pétalas é sinal de deterioração, por isso, evite. Seguindo essas orientações, você conseguirá adquirir flores frescas.

O cuidado primordial para manter a durabilidade das flores é manter água e vaso limpos. O recomendado é lavar bem o vaso a cada 2 ou 3 dias. Poucas gotas de água sanitária ou cloro, diluídas em água podem ser uma boa opção.

Flores que tenham perfume muito forte, como jasmim e lírio branco, devem ser evitadas nos quartos para não causar desconfortos (como enjôos) ou algum tipo de alergia respiratória. Elas também são vetadas na cozinha, pois podem interferir no aroma da comida. Prefira esses tipos de flores em ambientes mais abertos e ventilados. Assim, o perfume se espalhará pela casa.


"Coloridas, vistosas e perfumadas, as flores também influenciam o nosso bem-estar. Um estudo recente da Flowers and Plants Association sugere que, algumas flores, como rosas e lírios, ao liberarem as substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a liberação de endorfinas - hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer , ajudando corpo e mente no processo de relaxar".

Separei mais alguma idéias de flores para decoração. Inspire-se!!



Normalmente em salas de banho , banheiros e lavabos, tendem a ganhar apenas um arranjo de flor, mas existem formas de colocar mais arranjos criando um jardim vertical ( que está super em alta) ou colocar vasos embaixo da bancada.
Para ficar mais feminino use cores como rosa, pink, vermelho, coral, lilás ou cores como branca e bege para deixar mais neutro.



Gente olha que idéia legal,nesse caso a saboneteira virou um vaso para as duas rosas. Ficou um charme!!


Por ser um lugar de bastante movimento , nas salas é interessante usar vasoso menores, nas mesas centrais ou em aparadores e criados. Caso você tenha um canto por onde o fluxo de pessoas é menos, você pode estar colocando um vaso maior ou até mesmo pendurar vasos menores.


Por ser um ambiente de cores neutras porém mais escuras , foi colocado as flores rosas para dar mais vida e harmonia para o espaço.


Como nesse canto não tem muito fluxo de pessoas o arranjo foi colocado em vasos de cone pendurados no teto . Eu amo essa idéias e os vasos são lindos!


Foi distribuído no aparador vários vasinhos de vidro para não chamar muito a atenção, já que o ambiente chama a atenção por si próprio pela sua cor.


Um vaso tipo jarra no criado junto com outros objetos e o telefone, tudo em cores neutras.


Vários vasinhos foram espalhados pela sala, com diferentes cores de flores,porém tudo combinando com a decoração da casa. Ficou bem romântica!


Achei linda essa combinação, da madeira, o preto e o branco.


Eu simplesmente amei essa sala, na mesa de centro foi colocado um arranjo menor de orquídeas brancas, nos criados foi colocado um vasinho com uma plantinha em verde  e nos cantos ao lado do sofá além dos criados foi colocado um arranjo maior de Espada de São Jorge.Ficou suave, harmônico e chic.


A sala possui um jardim de inverno gerando mais iluminação natural para os espaço e suas plantas, na mesa de centro foi colocado um vaso menor com orquídeas brancas e no canto da sala uma planta de grande porte.


Decoração super feminina e com as flores não poderia ser diferente, por isso para o criado foi escolhido um vaso branco com flores lilás e na mesa de centro apenas uma flor branca.


A varanda é um espaço que pede flores e outros tipos de planta, nessa varanda foi empilhado os vasos criando tipo uma torre. Achei um máximo a idéia.


Achei super divertido esses vasos em formas de cabeça onde as flores crescem como cabelo.



Estudos recentes revelaram que a presença de flores frescas em zonas comuns como a cozinha, contribui para a melhoria do estado de espírito. Dispostas sobre a mesa da cozinha, a bancada de trabalho, sobre o frigorífico ou no peitoril da janela, use vasos coloridos e alegres ou recipientes típicos da cozinha , como  jarras de água, chaleiras, latas ou até mesmo xícaras como na foto.




Uma opção que está super em alta e fica super bonito são os jardins verticais.

BY Michele Anézio




Um comentário:

  1. Maravilhoso os ambientes com flores, elas trazem harmonia,delicadeza para nosso meio além do perfume natural que embeleza cada canto de nossa casa. Adoro também as plantas de grande porte que dá um toque de sofisticação, lindo demais.

    ResponderExcluir